1.º Ciclo | Atividades Curriculares

No Currículo Nacional do Ensino Básico são definidas as metas de carácter geral a desenvolver ao longo de todo o Ensino Básico, assim como as metas específicas que dizem respeito a cada uma das disciplinas e áreas disciplinares. Pretende-se com elas, estabelecer as orientações decorrentes da Lei de Bases do Sistema Educativo, para a política educativa preconizada para o Ensino Básico.

O currículo deverá incidir sobre conteúdos temáticos, destacando o conhecimento essencial e a compreensão da realidade que permita aos alunos tomarem o seu lugar como membros instruídos da sociedade.

Os seus elementos essenciais são os conteúdos, e estes centram-se nos aspetos fundamentais. Desta forma, o desenvolvimento do ensino em cada disciplina curricular será referenciado pelos objetivos curriculares e conteúdos de cada programa oficial e pelas metas de aprendizagem de cada disciplina.

Um dos nossos objetivos é que os alunos sejam formados segundo princípios e valores, competências técnicas, teóricas e de formação pessoal e social que lhes permitam adaptar-se ao mundo em constante mudança. Para tal, é fundamental alimentar desde sempre o gosto e a curiosidade pela aprendizagem.

Pretendemos que os nossos alunos usufruam de experiências de aprendizagem significativas, diversificadas e socializadoras. Um aluno da Escola de Pedro Nunes é um aluno curioso, colaborativo, confiante, respeitador, autónomo, comunicador e reflexivo.

 

Matriz Curricular

O Professor Titular de Turma assume a maior parte do tempo curricular e juntamente com os contributos dos diferentes professores especialistas das outras áreas, promovem o alargamento de oportunidades de aprendizagem. Deste modo, pretende-se ampliar ao máximo a transferência de aprendizagens entre conteúdos/competências e áreas disciplinares. Cabe ao Professor Titular de Turma orientar a aprendizagem do Português, da Matemática, do Estudo do Meio e da Expressão Plástica.

A matriz curricular contempla também tempos destinados às áreas da Expressão Musical, da Educação Física, do Inglês, do Laboratório de Ciências, do Teatro e do Xadrez. Todas estas áreas são orientadas por professores especialistas que colaboram na construção do currículo. Todos os professores acompanham os alunos na aprendizagem de cada área, respeitando as características de cada turma e de cada aluno.

março, 2024

Sem eventos

Clique nos ícones para consultar os seguintes documentos:

X