Pré-Escolar | Atividades Curriculares

No ensino Pré-Escolar são seguidas as orientações dadas pela DGIDC, sobre o modo de desenvolver e gerir o Currículo na Educação Pré-Escolar.

Tendo em conta os objetivos gerais pré-estabelecidos, cabe à Escola, em conjunto com a família, facilitar o desenvolvimento da criança proporcionando e incentivando novas experiências e vivências para que esta se “eduque a si própria”. É através das experiências, que as crianças fazem a aquisição das suas atitudes autónomas e, em consequência disso, vão-se sentir mais responsáveis pelos seus atos. Torna-se fundamental nos dias de hoje educar para a autonomia, consciencializando as crianças de que a conquista dessa liberdade envolve responsabilidades no grupo, na escola e em tudo o que a rodeia. O crescimento em autonomia e em liberdade depende da participação ativa de cada criança na construção do seu desenvolvimento e aprendizagem. Tudo isto só é possível se a criança se sentir segura em relação ao meio que a rodeia, e deste, fazem parte não só a instituição, mas também a família. Desta forma, pretendemos que exista comunicação entre o meio familiar e escolar, pois é desta interação que depende em grande parte, o equilíbrio e o desenvolvimento global da criança. Reconhecendo nos pais os primeiros educadores, consideramos assim a ligação escola-família como um princípio central da realização da vida em comunidade e da estruturação do ser humano.

 

Sendo a educação pré-escolar a primeira etapa da educação básica, há que ter em conta um planeamento intencional de modo a criar oportunidades para aqueles que estão a ser educados. De salientar que nesta etapa do desenvolvimento humano, o jogo, a brincadeira e o carácter lúdico da aprendizagem devem ser uma constante de todo o processo. No entanto, o prazer de aprender e de dominar determinadas competências exige concentração e esforço.

 

Na Escola de Pedro Nunes, acreditamos que o Currículo em Educação Pré-Escolar deve ser considerado Currículo Emergente, moldado aos interesses e necessidades das crianças e sujeito a uma constante mudança relativamente às motivações, necessidades e exigências. Deste modo, os educadores não formulam metas especificas para cada projeto ou atividade, mas traçam objetivos pedagógicos gerais, adequados às etapas de desenvolvimento.

 

Poderá consultar as Orientações Curriculares para o Pré-Escolar aqui.

 

Área da Formação Pessoal e Social

Área da Expressão e Comunicação:

– Linguagem Oral e Abordagem à Escrita;

– Matemática;

– Educação Física;

– Educação Artística (Artes Visuais e Dramatização);

– Música.

Área do Conhecimento do Mundo

 

Oferta de Escola:

– Teatro;

– Inglês.

março, 2024

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