Visão e Missão

Escola de Pedro Nunes

A Visão da Escola de Pedro Nunes é cocriar uma nova humanidade integral com consciência, liberdade, harmonia, alegria e conhecimentos.

A Visão da Escola de Pedro Nunes tem por suporte:

• A educação global como movimento de ideias e tendência educativa que encoraja as pessoas a identificarem ligações entre os níveis local, regional e mundial, e a enfrentarem a desigualdade, segundo uma abordagem interdisciplinar e baseada em métodos educativos ativos e participativos. Esta abordagem estabelece objetivos de aprendizagem que visam o desenvolvimento das competências requeridas por uma cidadania global;

• Integra-se na corrente Humanista de Abraham Maslow, que aborda formas de perceber e pensar, abordagens de ética e de valores, que promove a ação, que aceita consequências e que considera a plenitude humana, com um ressurgimento da consciência;

• Encontra-se sob o Paradigma Complexo-Evolutivo de Agustín de la Herrán, que entende que a evolução humana depende de cada um e de todos, em que há que ter motivação para a interioridade e melhoria pessoal. Este paradigma abre portas a outras perspetivas e promove a exploração e utilização das ligações interdisciplinares e transversais ao currículo;

• Centra-se na Pedagogia CCC (consciência, complexidade, criatividade) de Jessica Cabrera Cuevas que considera que o autoconhecimento é imprescindível para a ampliação da nossa consciência e para pormos em prática os nossos talentos criativos. O ser humano, através da sua consciência, vai construindo e criando a sua realidade, apercebendo-se das conquistas e aprendizagens, das estratégias de pensamento, das emoções e da sua própria evolução.

Estas quatro visões interligadas transdisciplinarmente, designadas por Método Evolutivo, são o suporte do método educativo, proposto neste Projeto, sendo concretizadas, diariamente, nas práticas educativas formais e informais da Escola.

A Visão da Escola de Pedro Nunes enquadra-se no pleno cumprimento da lei de bases do Sistema Educativo Português (Lei 46/86 de 14 de Outubro) e em toda a legislação em vigor e aplicável aos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo.

A Escola de Pedro Nunes tem por Missão dar resposta às necessidades educativas dos seus alunos, bem como às preocupações dos Encarregados de Educação e do Corpo Docente e Diretivo e da sociedade em geral.

A Escola de Pedro Nunes é uma equipa educativa que pretende o desenvolvimento integral do ser humano, reorientando a educação nos seus diferentes níveis, preparando os alunos para o futuro.

outubro, 2020

15out18:3019:30Cidadania DigitalSessão para Pais e Encarregados de Educação

26outallday301.º Interrupção LetivaAvaliação Intercalar

Objetivos

Objetivo geral – Em conjunto criar e promover uma educação holística, desenhada em função das novas necessidades e características das crianças de hoje.

Objetivos específicos – A educação que oferecemos aos nossos alunos visa atingir os seguintes objetivos:

• O pleno desenvolvimento da personalidade do aluno mediante o enriquecimento das dimensões biopsicológica e sociocultural;

• A formação pelo respeito dos direitos e deveres fundamentais, no exercício da tolerância e da liberdade;

• A aquisição de conhecimentos científicos, técnicos, estéticos e humanísticos;

• Cultivar hábitos intelectuais e técnicas de trabalho;

• A disposição para comprometer-se pessoal e solidariamente na construção de uma sociedade em que seja possível a paz, a cooperação e a solidariedade entre os povos, sem estigmas raciais, políticos ou religiosos.

X